Esse pode ser o melhor momento para realizar algo nunca antes pensado ou feito em sua vida e em seus negócios. A fase é de transformação e ao considerar algo muito diferente disso, você pode perder uma excelente oportunidade de fazer coisas que nunca pensou em fazer antes.

Seguem algumas sugestões para você aproveitar melhor esse momento.

  • Corte custos não essenciais. Isso é meio óbvio, mas para algumas pessoas isso pode ser um pouco dramático, pois mudar o padrão de vida pode ser bem desconfortável. Para isso acontecer da melhor forma, tenha controle de tudo que entra e sai, até uma balinha deve ser contabilizada em seus custos. Assim você verá com mais clareza todo o cenário de suas finanças.
  • Desfaça de produtos sem giro ou com margem baixa. Faça uma promoção e busque liquidar esses produtos. Assim, você corta esse tipo de compra e reduz os custos de armazenamento e processamentos desses produtos.
  • Negocie ativos que não estão gerando resultados. Se você tem equipamentos, imóveis e/ou automóveis, venda ou alugue com valor competitivo até mesmo para concorrentes que precisam.
  • Diminua o breakeven de sua empresa. Se tens o controle financeiro essa tarefa ficará mais fácil de fazer. Basicamente os custos precisam ficar na mesma linha do faturamento. Empatar já é um bom negócio nesse momento. Caso não tenha esse controle, implante um de forma simples. De um lado ponha todos os custos listados e somados e de outro o faturamento e veja onde a balança está pendendo e faça os ajustes necessários de preferência, junto com sua equipe. Muitas ideias para os ajustes podem surgir.
  • Não tenha medo de fazer algo totalmente diferente do que está acostumando. Muitas empresas têm baseado seus negócios em valores e tradições, que as vezes em longa data mudavam muito pouco. Desapegar disso o quanto antes pode ser uma forma de superar esse momento. Vejo empresas que nunca pensaram em fazer Delivery, fazendo e outras mudando até de segmento para manter os ativos operando e os empregados.
  • Seja transparente em todos os momentos. Não é preciso mentir para proteger suas finanças e vida pessoal. Mostre a realidade nua e crua. O negócio não sobrevive dando prejuízos e isso é um fato para todos, independente se você tem um excelente patrimônio. Promova o entendimento que a vida do negócio que está diretamente relacionada as das pessoas que trabalham nela. Se o negócio ficar bem eles também ficarão.
  • Não perca tempo pensando em coisas que não podes resolver sozinho. Há muitas pessoas fazendo um trabalho extraordinário achando culpados e criticando pessoas por sua atual situação. Isso não ajuda em nada, muito pelo contrário. Gasta-se um precioso tempo e gera perda de foco na solução. Você e suas ações podem fazer toda a diferença para vida de muitos. Concentre-se nisso e verás os resultados extraordinários que irá conquistar, para si e as pessoas que trabalham para você.

Essas são algumas sugestões básicas para esse momento, mas a palavra de ordem é, mude e não espere que a sociedade, governo ou pessoas mudem por você. Faça a diferença revendo seus valores, explorando suas inteligências e seu equilíbrio. O mundo precisa de pessoas equilibradas e focadas em resolver problemas.